top of page

MEU BLOG

Buscar
  • Foto do escritorPedro Fida

Pedro Fida palestra sobre o atleta da atualidade: atleta, modelo, ator, produtor, influenciador.

Seminário na PUC-RJ discutiu a relação entre o esporte e a moda.


A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) sediará, nesta quarta-feira (26), das 11h às 14h, o ‘Sports law meets fashion law’ – seminário que vai discutir oportunidades e desafios que as indústrias de esportes e moda enfrentam juntos. A organização do evento está sendo feita pela Associação de Mulheres no Direito Desportivo (WISLaw).


O seminário, que é gratuito, contará com a participação de nomes da indústria do futebol, do direito desportivo e também da moda. O evento será moderado pelo advogado João Paulo Carreira, especialista em direito desportivo, membro fundador do GEDD PUC-RJ e membro da comissão de direito desportivo da OAB/RJ.


Pedro Fida fala sobre o papel do atleta da atualidade, que vem desempenhando diversas funções extra campo e se dedicando a novas atividades, muitas vezes sem relação ao universo esportivo, o que apresenta tanto oportunidades como riscos.


Em 2014, o advogado desportivo Pedro Trengrouse, coordenador do curso FGV/FIFA/CIES em Gestão, Marketing e Direito no Esporte, realizou um evento parecido, o ‘1º Seminário Brasileiro Moda & Esporte’, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Na época, os ex-jogadores Zico e Romário participaram da conversa.


“Em 2014, Paula Acioli e eu organizamos o 1º Seminário sobre Esporte e Moda do Brasil na FGV. A Paula, maior especialista em moda do país, sempre diz: ‘O campo de futebol é um trampolim para as grifes de moda’ e não é à toa que as marcas esportivas estão sempre inovando, criando tendências e fazendo parcerias grifes”, contou Pedro Trengrouse.

O advogado afirma que “a moda influencia o esporte e vice-versa”. “O desenvolvimento da tecnologia têxtil, por exemplo, é um dos principais benefícios trazidos pela indústria esportiva com pesquisas e novos produtos que acabam indo para as passarelas e para a indústria da moda. A camisa polo, por exempl


o, já foi uniforme esportivo e hoje compõe o figurino urbano. Tecidos com proteção contra radiação e propriedades bactericidas foram desenvolvidos para melhorar o desempenho dos atletas e hoje fazem parte do guarda-roupa casual”, acrescenta.


“Esse evento da Associação de Mulheres no Direito Desportivo chama atenção para um ponto importante: se no passado, o esporte liberou a mulher para usar roupas mais curtas e tipicamente masculinas, hoje é graças a alguns de seus atletas que o comportamento masculino está mudando e vem legitimando a vaidade masculina. O visual excêntrico e superproduzido de atletas como Cristiano Ronaldo, Neymar e David Beckham são bons exemplos disso. A realização deste evento da WisLaw na PUC-Rio às vésperas da Copa do Mundo no Qatar vem em muito boa hora para reaquecer esta discussão que começamos a estruturar em 2014, às vésperas da Copa do Mundo no Brasil”, finaliza Trengrouse.


Confira a programação completo do ‘Sports law meets fashion law’

– 11:00 – 11:10 – Início/Introdução

Job Gomes, advogado e professor da PUC em direito trabalhista e desportivo

– 11:10 – 11.20 – Apresentação da WISLaw

Erika Montemor Ferreira, head de players status na FIFA e membro da WISLaw

– 11:20 – 11.30 – Introdução ao tema

Melanie Schärer, fundadora do MS International Law (Suíça) e cofundadora do WISLaw

– 11:30 – 12:15 – Os lados negativos do boom da moda e roupas esportivas: desafios e soluções

Elena Mundaray Guilarte, advogada do Carrero & Quintero (Venezuela) e membro do WISLaw

– 12:15 – 13:00 – O surgimento de questões de direitos autorais em conexão com esportes e moda

Bruna Rego Lins – sócia fundadora do Hallem Advogados.

– 13:00 – 13:45 – O novo esportista: atleta, modelo, ator, produtor, influenciador. Quais são as implicações contratuais?

Pedro Fida, consultor de negócios e assuntos jurídicos do esporte e entretenimento

– 13:45 – 14:00 – encerramento


Crédito imagem: Wislaw


Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

8 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page